70 anos de tradição | Solicite um orçamento | Compre pelo site, retire na loja | Pague em até 6 vezes sem juros

Curiosidades 

 

O raio representa graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas.

O Brasil é o país que lidera o ranking de incidência de raios em todo o mundo, com a média de 77,8 milhões de registros anuais. Porém esse número é muito inferior se comparado ao ano de 2021 onde foram registrados 154 milhões de raios em todo território brasileiro. 

Um chuveiro elétrico normalmente possui 30 Amperes, quem já tomou um choque sabe o quão perigoso pode ser. Um raio por sua vez normalmente atinge a potencia de 30.000 Amperes. 

Outro fato assustador é que em média, um raio gera em torno de 300 quilowatts-hora - o que equivale ao consumo mensal de uma pequena residência. Um raio é algo muito rápido. Com duração máxima de 2 segundos, ele consegue percorrer distâncias de até 5 quilômetros nesse tempo

 

O que é SPDA

 

Mas você sabia que podemos utilizar equipamentos que diminuem muito o risco de acidente com descargas atmosféricas? Esses aparelhos são chamados de SPDA!

 

A sigla SPDA significa Sistemas de Proteção Contra Emissões Atmosféricas, que são usados ​​para proteger edifícios, antenas, instalações industriais, tanques de armazenamento, tubulações e pessoal das emissões atmosféricas e seus efeitos. Os Sistemas de Proteção Contra Raios (SPDAs) consistem em dispositivos instalados nos pontos mais altos de instalações e estruturas que fornecem um caminho para o terra, proporcionando a menor resistência possível para fornecer um caminho para a corrente gerada por um raio. Fluindo para a terra, não há danos aos equipamentos ou estruturas além de proteger as pessoas dentro do dispositivo.

Basicamente, o objetivo do SPDA é minimizar ou eliminar seus efeitos dissipando essa corrente perigosa para a terra, direcionando-a pelo caminho mais seguro.

O uso de SPDA não pode evitar a ocorrência de descarga atmosférica no local. A descarga é um fenômeno natural causado pelo atrito das nuvens no céu. Esse atrito produz um efeito carregado com grande diferença de potencial, portanto, não pode eliminar as emissões indecentes , mas através do SPDA, podemos minimizar seu impacto nas instalações, edifícios e proteger as pessoas abrigadas neles.

 

Onde adquirir esse equipamento 

 

Primeiramente você deve consultar um engenheiro elétrico especializado nesse tipo de sistema de proteção, forneça e ele todo o esquema elétrico da edificação... Após realizar a análise ele deve lhe fornecer o projeto elétrico com todos os equipamentos necessários para uma proteção eficaz da edificação.

Sabendo o que precisa e com o projeto em mãos procure uma loja especializada (como a Strobeletro) nesse tipo de equipamento e apresente ao vendedor o projeto com os equipamentos necessários para a instalação.

Se você já possui um projeto ou uma solicitação de seu eletricista. Entre em contato conosco!